Contratação

Esta página contém as informações e orientações necessárias para as providências desde o momento da perda, passando pela contratação da homenagem que será prestada ao ente querido, até providências que devem ser tomadas pós morte.

 

Mesmo que não esteja passando por esta experiência, é importante conhecer o fluxo dos procedimentos.  

- Servidores da Saúde - folheto de orientação ao munícipe para ser anexado à Declaração de Óbito

                                                                                                                            

 

  1. ATESTADO DE ÓBITO:

O primeiro passo após o falecimento de uma pessoa é obter o ATESTADO DE ÓBITO, documento sem o qual nenhuma outra providência pode ser tomada em relação ao falecido.

O ATESTADO DE ÓBITO é um documento atestando o falecimento e a causa da morte, fornecido por um médico, que será determinado pelas circunstâncias em que o falecimento ocorreu. As circunstâncias que ocasionarão a emissão do ATESTADO DE ÓBITO de maneira diferente dependem do tipo de morte (Natural e Não Natural / Acidental) e o local onde ocorreu (casa, hospital ou via pública).

                                                                 

  1. CONTRATAÇÃO

Para a contratação do funeral procure uma Agência do Serviço Funerário Municipal (preferencialmente parente de 1º Grau).

 

Verifique se a pessoa falecida possuía convênio funerário. Nesse caso, procure a apólice de seguro e entre em contato com a companhia seguradora, para receber as orientações necessárias.

Ao receber a Declaração de Óbito das mãos do atendente, leia atentamente todos os dados preenchidos e caso haja alguma informação incorreta, peça imediatamente a retificação.

O Serviço Funerário Municipal oferece vários tipos de funerais, inclusive o gratuito. O funeral gratuito destina-se apenas àqueles que realmente não têm como pagar.

Esses documentos são necessários para que a certidão de óbito contenha todos os dados exigidos por lei, e que também serão usados para requerer pensão e fazer o inventário.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

DO CONTRATANTE

DO FALECIDO

CÉDULA DE IDENTIDADE

CERTIDÃO DE ÓBITO

CPF

CÉDULA DE IDENTIDADE

COMPROVANTE DE ENDEREÇO ATUAL

CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU CASAMENTO

 

COMPROVANTE DE ENDEREÇO ATUAL

 

  1.  CERTIDÃO DE ÓBITO

A família deve ainda providenciar a Certidão de Óbito do falecido. A Certidão de Óbito, também conhecida como óbito definitivo, é um documento diferente do Atestado de Óbito e é o registro do óbito no Cartório Civil do distrito onde ocorreu o falecimento. O funcionário do Serviço Funerário colherá os dados da pessoa que faleceu e os encaminhará para o Cartório de Registro Civil do distrito onde ocorreu a morte e será entregue, a um dos familiares, um protocolo que possibilita a retirada desta certidão no cartório, após 5 dias uteis.

 

  1. DOCUMENTOS E CONTAS DO FALECIDO

É importante acompanhar o encerramento de contas e documentos do falecido, de forma a evitar que alguém venha a fazer uso de seus dados para fraudes.

  • Cancelar o RG e Carteira de Motorista

Os Cartórios de Registro Civil, após a emissão da Certidão de Óbito, enviarão comunicação aos órgãos emissores, para o cancelamento desses documentos. Em caso de falha, a família deve comparecer às Secretarias de Segurança e/ou Detrans, munida da Certidão de Óbito e solicitar o cancelamento.

  • Cancelar o Título de Eleitor

A zona eleitoral faz o cancelamento após o cruzamento dos dados do cadastro de eleitores com os registros de óbitos fornecidos pela Previdência Social (pratica mensal);

Em caso de falha, a família do falecido deve comparecer à zona eleitoral, munida do Título de Eleitor e Certidão de Óbito para solicitar a baixa.

  • Cancelar o CPF

Compareça a uma unidade de atendimento da Receita Federal e, mediante a apresentação da Certidão de Óbito, o CPF do falecido, e um documento de identidade, solicitar o cancelamento.

Se o falecido deixou bens, o CPF não pode ser cancelado, mas transformado em um CPF temporário até a definição do espólio, para seu posterior cancelamento.

 

Encerrar Contas Bancárias

Compareça ao/s Banco/s em que o falecido mantinha contas e aplicações e solicitar, mediante a apresentação da Certidão de Óbito e documentos de Identidade, seu encerramento assim como o de eventuais cartões de crédito/débito. Os valores que restarem depositados nessas instituições serão incluídos no espólio para sua posterior destinação.

 

 

Canais Oficiais