Cremação

O crematório Jayme Augusto Lopes (Vila Alpina) é o crematório público mais próximo
Endereço: Av. Francisco Falconi, 437 - Jardim Avelino - Vila Alpina/SP
Telefones: 11 3037-2000 (Concessionária Velar)

O único crematório em Guarulhos é o Crematório Primaveras (particular)
Endereço: Avenida Otávio Braga de Mesquita, 3535 Taboão – Guarulhos/SP
Telefone: (11) 2404-8900

 

A cremação poderá ocorrer nas seguintes situações:

  • Quando em vida, o falecido houver manifestado este desejo a seus familiares mais próximos e, neste caso, o atestado de óbito deve ser firmado por dois médicos ou um médico legista;
  • Quando ocorrer morte natural e o falecido não houver manifestado, em vida, discordância quanto à cremação. Em qualquer dos casos é obrigatória a assinatura de dois médicos no atestado de óbito ou um médico legista.
  • Se a morte for violenta serão necessários também: atestado médico assinado por um médico legista, autorização judicial, laudo do IML, Boletim de Ocorrência e uma declaração de um delegado, não se opondo à cremação.
  •  

A autorização para cremação é concedida pelo parente mais próximo, atuando sempre um na ausência do outro e na ordem sucessória (cônjuge, ascendentes, descendentes e irmãos maiores de idade), testemunhada por duas pessoas. Parentes de 2º grau não podem autorizar a cremação.

A cremação de ossos também poderá ocorrer após exumação, se houver interesse por parte dos familiares e de quem possa autorizar.

 

CONVERSE COM SEUS FAMILIARES SOBRE A CREMAÇÃO

  • Apesar de parecer uma prática moderna, a cremação é uma tradição de quase três mil anos. Cremação é o processo de incineração do corpo, juntamente com a urna, e um crescente número de famílias vêm fazendo essa opção. Muitas pessoas registram em cartório, ainda em vida, uma Declaração de Vontade, optando pela cremação após a sua morte.
  • Se a pessoa não deixou a declaração, mas a família escolhe cremar o corpo, a autorização poderá ser assinada por um parente de primeiro grau, na ordem sucessória (cônjuge, ascendentes, descendentes e irmãos maiores de idade) com 2 (duas) testemunhas.
  • Lembramos que mesmo com a autorização da família, a Declaração de Óbito deverá ser assinada por 2 (dois) médicos ou um médico legista.
  • A família pode optar por realizar ou não o velório antes, pois no crematório também será realizada uma cerimônia de despedida no salão ecumênico, na qual, dentro dos seus princípios e crenças, ela poderá escolher até três músicas para serem tocadas durante a cerimônia.
  • Caso a morte da pessoa tenha ocorrido por motivos violentos, a opção pela cremação deverá ser autorizada pela Justiça, uma vez que a cremação elimina todo o registro de DNA da pessoa.
 

Canais Oficiais